O QUE OS GESTOS DE MÃO SIGNIFICAM EM PAÍSES DIFERENTES

103

Os gestos de mão são uma ótima forma de reforçar o que você está dizendo, mas tenha cuidado… eles podem significar coisas diferentes em culturas diferentes.

 

Hand gestures as a foreign language!

Polegares para cima
Esse sinal de aprovação ou acordo amplamente reconhecido é, na verdade, usado como um insulto em Bangladesh. Em certas partes do Oriente Médio, o polegar para cima é definitivamente um polegar para baixo muito ofensivo. O sinal de polegar para cima tem confundido as pessoas há milhares de anos!

 

what hand gestures mean in different languages!

Venha aqui
Ele é usado nos Estados Unidos para pedir a uma pessoa que venha na sua direção, mas na Ásia esse gesto não é bem-vindo. Ele só deve ser usado para chamar cachorros… se você fizer isso nas Filipinas, você pode até ser preso(a).

 

What hand gestures mean in different countries

Os dedos em chifre
Nos EUA, os “dedos em chifre” são adotados por roqueiros e esse gesto é um sinal de aprovação: arrase! “Hook ’em Horns” é o slogan e gesto da University of Texas em Austin. Contudo, em muitos países mediterrâneos e latinos, como a Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha, Itália e Portugal, fazer esse sinal para alguém pode ser o mesmo que dizer a eles que estão sendo traídos pelo cônjuge.

 

What hand gestures mean in different languages

Olhar para o seu relógio
Isso significa ‘Estou com pressa’ ou ‘Eu tenho que ir a algum lugar’. No Oriente Médio, no entanto, uma conversa deve ter a sua duração natural, pois seria muito rude olhar para o seu relógio durante uma conversa. Na cultura árabe, uma vez que uma comunicação começou, ela deve seguir “o seu tempo”.

 

What hand gestures mean in different countries

O Ok
Na maior parte dos países em que se fala inglês, assim como em vários outros países, esse gesto significa que está tudo bem, ótimo, certo e/ou perfeito. No Brasil, no entanto, ele pode ser considerado um gesto rude. O exemplo mais famoso disso aconteceu nos anos 50, quando Richard Nixon visitou o Brasil e fez o gesto “Ok” para uma multidão que o esperava ao chegar no Rio de Janeiro. A multidão respondeu com vaias!

 

What hand gestures mean in different countries

O sinal de “V”
Esse gesto tem dois formatos: um com a palma da mão para dentro e outro com a palma para fora. Nos EUA, os dois lados referem-se a “vitória” e a paz: manifestantes e ativistas contra a guerra do Vietnã adotaram o gesto como um sinal de paz. Como os hippies da época muitas vezes usaram esse sinal (palma para fora) ao dizer “Paz”, ele ficou conhecido popularmente (por associação) como o sinal de paz.

Em outros lugares, como no Reino Unido, Austrália e África do Sul, o mesmo gesto com as costas da mão viradas para a outra pessoa é considerado extremamente ofensivo.

Na próxima vez em que você praticar os seus novos conhecimentos linguísticos, lembre-se de ser sensato(a) com seus gestos!

 

Nos vemos no busuu 🙂

103 COMMENTS

  1. Gostei de saber sobre gestos, tenho por costume de evita los, por medo de ser mal interpretada. Obrigada!

  2. Olá,
    Eu gostei muito do que foi explicado nos mostrando que podemos ofender uma pessoa de um país estrangeiro sem querer por não conhecer a sua cultura e costumes.

  3. Foi muito bacana conhecer a linguagem dos sinais. É também uma forma de comunicação. obrigado.

  4. Kkkkkkkkk….. Que legal, gostei das informações. Muito bom saber disso, já imaginou eu chamar alguém, e ser presa e nem sabia o por que •_• kkkkkl… Aiaia

  5. Gostei muito sobre línguas de sinais, se não sei a cultura de um país não devo fazer gesto, pois posso ofender alguém.

  6. Muito interessante! De fato o sinal ok aqui é dito grosseiro, mas o sinal dos dedos “em chifre” não é dito como ser traído aqui não.

  7. Gostei do artigo. Não sabia que o gesto “V” com as costas da mão viradas era um sinal grosseiro. Obrigada!

  8. Muito interessante e informativo o tema. Entretanto, só foram abordados os sinais que não devemos fazer em outros países. Quais sinais têm seu uso aprovado nestes países e qual o significado?

  9. Muito interessante. Aprendi que melhor e falar um idioma do que fazer sinais,
    para não complicar a comunicação.

  10. Muito interessante este assunto trazido pelo blogbusuu. São ensinamentos que muitos não sabem e cometem tremendas gafes no exterior!

  11. Texto simples e esclarecedor. O sinal de chifres (n° 3) também não é “eu te amo” na língua de sinais inglesa? Se não me engano vi em algum lugar, mas não tenho certeza.

    • Sim Marie, já o sinal dos roqueiros é com o polegar segurando os dedos anular e médio. Também aqui no Brasil em LIBRAS significa “eu te amo”.

  12. Os dedos em chifres, é usado pela comudade surda nos EUA como sinal de I Love You! na Lingua Americana de Sinais, sendo que o dedo mínimo, forma a letra I e os dedos indicador e polegar formam a leta L, Tmb adotado no Brasil como eu amo você. Mas claro como afirma a pesquisa, nós ouvintes usamos para mostrar como se fossem os chifres.
    A Lingua brasileira de Sinais, tem um sianl diferente para eu te amo.

  13. É bom ter esse conhecimento, se a própria bíblia, esta escrito no livro de provérbios capítulo 3 versículo 13 Bem aventurado o homem que encontra sabedoria e o homem que encontra conhecimento. Editora Vida, Almeida Edição Contemporânea.

  14. Gostei de saber que cada gesto em vários lugares do mundo tem seu significado e sentido ofensivo. Cultura e tudo!

  15. Olá a imagem do gesto de chifre está errada. Este sinal na verdade significa I Love You (Eu Amo Você) nos EUA, e aqui no Brasil muitos que estudam LIBRAS ou Inglês conhecem e usam este significado.
    Os Chifrinhos com a mão são feitos com o dedão dobrado (os únicos dedos esticados seriam os “chifres”).
    Procurem imagens do próprio Hook ’em Horns citado 🙂

  16. Ana és sensacional, é um prazer conhecer os gestos ofensivos e inofensivos, para se evitar certos riscos em território alheio.Obrigadíssimo

  17. Esqueceu de dizer que o significado chifrado tem significado muito mais antigo que é uma esécie de adoração oculta ao deus Hórus!!!

  18. Na verdade, os dedos em chifres dificilmente serão interpretados como sinal de “seu parceiro tá te traindo” no Brasil. Vai depender muito da região e do contexto.

  19. A comunicação através dos gestos, interessante. Gosto demais e as utilizo, quase todas com muita cautela no meu País.

  20. Olá,
    só achei um pouco…vago o conteúdo em sí,pois os dedos em chifre também deveria constar que é um sinal usado em libras mundialmente inclusive no Brasil para expressar amos,carinho ,amizade e aceitação.É inclusive um sinal que foi mal interpretado ao ser usado pela apresentadora Xuxa Meneghel por inúmeras vezes.

  21. Muito interessanti.

    Meus parabéns, pois, gestos em outras línguas é necessário conhecer.

    Thank you very much.

  22. Gostei muito, e bom aprender, vai saber oque a gente vai fazer em esses Paises…derrepende vai ate preso kkkkkk

  23. É muito interessante que um mesmo gesto tenha tanto significado diferente. Agora é tomar cuidado e usar com diplomacia para não ofender ninguém!

  24. Porém o sinal de “OK” não é considerado um insulto no Brasil. Eu não sei porque nos anos 50 as pessoas vaiaram Nixon ao fazer este gesto, poderia ser que não conhecia este novo gesto pensando que poderia ser um insulto. Mas atualmente eu vejo este gesto com um “OK” mesmo.

  25. coisas simples, mas que podem causar muito constrangimento. muito bom artigo para informação de como devemos ser cuidadosos com as culturas que desejamos conhecer.

  26. Interessante e importante, para que possamos nos comunicar melhor, num país estrangeiro, se não pudermos nos comunicar com palavras. Gostei muito. Obrigada, Busuu!

  27. Interessante saber dessas coisas, nao sabia disso. Cada dia aprendemos coisas novas e com certeza isso e novo para mim. Um abraco.

  28. O gesto em V em Portugal também é muito usado na atualidade especialmente por adolescentes para dizer “Fixe” (legal em BR) e Vitória/Paz com a palma pra dentro, com a palma pra fora significa simplesmente “2”

  29. o sinal acima comentado como”dedos en chifre”,é sinal de “cornos” só quando no se usa o polegar…o seja

  30. Ficamos muito felizes com o esforço e amor das pessoas que se doaram a fazer do Busuu uma associação forte e que luta em prol do seu próximo. Parabéns ao Busuu pelo seus 7 anos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here