Personagens e criaturas natalinas fora do comum

November 10, 2023

O Papai Noel, seus duendes e a rena Rudolph são reconhecidos ao redor do mundo.

Mas você sabia que muitos países têm seus próprios personagens de Natal, bons e maus? O busuu reuniu alguns deles, do mais simpático ao mais horripilante!

 

Befana (Itália)

A Befana é uma velha bruxa sorridente e gentil, que dá presentes às crianças no dia 5 de janeiro. Ela voa numa vassoura, vestindo um xale e coberta de fuligem porque entra nas casas pela chaminé.

Outra semelhança com o Papai Noel é que a Befana dá coisas boas para crianças bem-comportadas e deixa um pedaço de carvão (ou um galho, cebolas ou alho) para as levadas.

 

Aranha (Ucrânia)

Os ucranianos colocam uma aranha e teia falsas em suas árvores de Natal para dar sorte. Essa tradição é baseada na história de uma mulher que era pobre demais para decorar sua árvore.

Ela acordou na manhã de Natal e descobriu que uma aranha tinha tecido uma linda teia nos galhos da árvore. Quando a luz do sol iluminou a teia, ela virou prata e ouro.

 

Bode de Natal (Escandinávia)

Conhecido como Julebukk na Noruega, Julbock na Suécia e Joulupukki na Finlândia, acredita-se que o Bode de Natal tenha ligação com Thor, o deus nórdico cuja carruagem era puxada por bodes.

Ele é normalmente representado por um modelo de palha, seja como decoração de Natal ou escultura. A cidade sueca de Gävle constrói um bode de palha gigante, que alguém tenta queimar todos os anos.

 

Caganer (Espanha)

O Caganer é um personagem específico da Catalunha, na Espanha. Ele é encontrado com as calças em volta dos tornozelos fazendo suas necessidades em presépios!

Continuando no tema, o Tió de Nadal é um “tronco que faz cocô” alimentado com doces que são escondidos embaixo do seu cobertor. Na véspera de Natal, o tronco é espancado com pedaços de pau para abrir mão dos doces.

 

Nisser (Dinamarca)

Um nisse é um duende (às vezes levado) com uma longa barba branca e um chapéu pontudo com cores fortes. Os Nisser também existem na Noruega, Suécia (tomte) e Finlândia (tonttu).

Tradicionalmente, os nisser protegem fazendas contra má sorte se forem bem tratados e presenteados com tigelas de mingau. No entanto, se você os irritar (eles têm um pavio curto), eles armam truques ou roubam presentes!

 

Kallikantzaroi (Sudeste europeu)

Os kallikantzaroi são duendes subterrâneos (levados, e às vezes malvados) que emergem durante os 12 dias de Natal para causar estragos em toda a Grécia, Bulgária, Sérvia, Bósnia e Turquia.

Acredita-se que eles geralmente aparecem durante a noite. As pessoas podem se proteger ficando dentro de casa, deixando a lareira acesa a noite toda ou queimando incenso.

 

Gato de Natal (Islândia)

Chamado de Jólakötturinn ou Jólaköttur, o Gato de Natal é um felino grande e feroz que anda pelas colinas nevadas da Islândia. Ele come pessoas que não ganharam roupas novas antes da noite de Natal (ou, de forma menos assustadora, sua comida).

Dizem que os fazendeiros costumavam usar a ameaça do Gato de Natal para incentivar os trabalhadores a terminar suas tarefas antes do Natal. A recompensa seria roupas novas. Aqueles que não conseguissem, seriam comidos!

Learn a language